Entrevistas

Epilepsia, quando não controlada, é catastrófica, diz Dr. Thiago Rocha

A epilepsia atinge cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil. Dessa parcela, um terço não consegue controlar a doença, provocada por uma perturbação da ativdade cerebral, apenas com medicamentos. Apesar da epilepsia ser conhecida há 2 mil anos, os pacientes com epilepsia ainda precisam lidar com uma série de estigmas, formados ao logo de séculos, e que associam a doença a questões religiosas que nada têm a ver com sua natureza.

Paciente fica acordada e faz cálculos de matemática durante cirurgia no cérebro em Natal: 'Nenhum medo'

“Não tive nenhum medo”. O relato é da administradora Fabíola Marque de Barros, de 37 anos, que passou por uma cirurgia inusitada em Natal, no mês passado. Ela ficou acordada, fazendo cálculos matemáticos e outros testes, enquanto os médicos tiravam um tumor do seu cérebro. O procedimento durou quatro horas e foi bem sucedido.

Procedimento cirúgico para pacientes com epilepsia refratária é pioneiro no RN e Nordeste

O Rio Grande do Norte é o primeiro estado do Nordeste a realizar um procedimento cirúrgico coma técnica estereoeletroencefalograma (Stereo-EEG). De acordo com o neurocirurgião Dr. Thiago Rocha, esta técnica é uma luz para os pacientes com epilepsia refratária ou fármaco-resistentes, termo usado para os pacientes que não respondem ao tratamento medicamentoso.